quinta-feira, 30 de julho de 2009

Dê Portela no Cervantes Solidario




Dê Portela apartir do mês de agosto da inicio aos trabalhos de músicalização Infantil e iniciação músical no Cervantes Solidario.

Apresentação do Grupo de Musicalização Infantil.

Duas Orelhas e boca que Esculta (Dê Portela)



O Coletivo MR trabalha com portadores de necessidades especiais.
Em julho, nos dias 1 a 5 de julho, o Coletivo MR, coordenado pelo bailarino e coreógrafo Luis Ferron traz ao palco do Teatro de Dança (instituição vinculada à Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo, gerenciada pela Associação Paulista de Amigos da Arte - APAA) a estreia da coreografia Duas Orelhas e Uma Boca que Escuta.

O Coletivo MR é uma extensão multiplicadora do projeto Mão na Roda, que utiliza a linguagem da dança como ferramenta para a formação, integração e desenvolvimento humano. Parte da pesquisa empírica, abarcando procedimentos de atuação artísticos e pedagógicos que contribuam para a promoção de habilidades físicas e competências artísticas, inseridas num contexto de formação de artistas que atuem ou almejam atuar na docência ou criação em dança envolvendo pessoas com necessidades especiais.

No ano de 2008 o Coletivo desenvolveu as obras coreográficas: «Duo para Dois Perdidos» (direção: Ivan Bernardelli) e «Cores da Alma» (direção: Luis Ferron), além de desenvolver também o Sarau dos Nogueiras, tendo como sede e parceiros o Centro Cultural Nogueira e a Biblioteca inclusiva Nogueira, em Diadema.

Duas orelhas e uma boca que escuta abre questionamentos acerca de um paradoxo contemporâneo: o mundo que se estreita enquanto as relações, percepções, sutilezas, desejos, atitudes e identidades se esgarçam. As relações e a metrópole passam a fazer parte das investigações nessa nova criação do Coletivo.

O tema de investigação inicial partiu da vontade de descobrir as resultantes extraídas dos diálogos corporais estabelecidos entre portadores e não portadores de necessidades especiais. Nesse trabalho, bocas e orelhas são metáforas de um silencio observador que submerge o invisível.

FICHA TÉCNICA

Direção e concepção: Luis Ferron Criação de Argumentos: Coletivo MR Coletivo MR: Andrea Pestana, Angélica Passos, Hélio Feitosa, Ivan Bernardelli, Jaqueline Souza, Monica Augusto, Mufid Hauach, Neta Pereira, Ronaldo Evaristo, Suzana Bayona Preparação Corporal: Jo Pereira, Suzana Bayona e Coletivo MR Relatora de Processos: Mônica Augusto Concepção de Figurinos: Ivan Bernardelli Customização de Figurinos: Orlando Dantas Trilha Sonora: De Portela Iluminação: Ju Pedreira Adereços Cênicos/Ferragens: Paulo Sérgio Fermino Videos: Alexandre Tripiciano Design Gráfico: Ivan Bernardelli Produção Executiva: Solange Borelli / RADAR Produção Cultural